quarta-feira, 29 de junho de 2011

NÃO VIVA NO PASSADO

Por Oséas Macedo de Paula
Quantas pessoas não progridem na vida por viver no passado! Algumas são pessoas saudosistas que desejam aquelas coisas que possuíam no mundo. Outras são aquelas que foram feridas no passado e ainda convivem com as recordações e as mágoas daqueles que os fizeram sofrer. Ainda há aquelas que vivem das boas recordações do passado, dizendo que faz tempo que não são tão felizes como autrora. Tanto umas como as outras sofrem o passado por não permitir que Cristo as transforme por uma nova experiência de amor e de perdão. Quando pensamos nestas pessoas, nos recordamos do povo de Israel que, depois de sair do Egito para a liberdade, permanecia escravo. Eram pessoas escravas livres. Isto é, estavam fisicamente livres, mas suas mentes ainda estavam escravizadas no Egito, por isso não progrediam no deserto. Elas estavam escravizadas no passado mesmo estando livres. Muitas vezes nos deixamos escravizar pelo passado porque alguém nos feriu com uma palavra ou atitude: um pai que maltratou ou abandonou o filho ou a filha, o esposo ou a esposa que não foi fiel ao matrimonio, o filho ou a filha que foi ingrato para com seus pais, um irmão ou irmã carnal ou espiritual que traiu a confiança depositada neles, etc. É de se notar que sempre serão pessoas que são importantes para nós, as que nos ferem. As vezes o que nos escraviza no passado, é algo que tivemos que abandonar para poder servir a Cristo: as festas, alguns amigos, os vícios, etc. Enfim, podemos nos escravizar por algum estilo de vida, ou pensamento, que tem que ser mudado pela nova vida que temos em Cristo.

¿O que o passado nos faz?
É perigoso ficar preso no passado. Porque o passado, bom ou mau, nos escraviza e o crente é liberto por Cristo e não se deixa ser dominado por nada, muito menos pelas experiências passadas. Tal como a Israel, o passado nos prende no deserto. Israel, por desejar as cebolas do Egito e não confiar em Deus frente aos gigantes da terra prometida, teve que perambular por quarenta anos no deserto. O passado é perigoso porque nos faz sofrer constantemente nos impedindo gozar e viver nas promessas divinas. Isso porque o passado nos tira a visão da bênção e a põe nos problemas. O passado nos tira a vista de Deus. Jesus disse que quem põe a mão no arado não deve olhar para trás. Quem quer ser discípulo de Cristo deve sempre olhar para frente, para o que vem, para o futuro com Deus. Quem vive no passado anula o sacrifício de Cristo em sua vida.
Somos novas criaturas
Quando Cristo morreu e ressuscitou nos libertou do jugo das velhas experiências que nos aprisionam no passado. Somos novas criaturas, com nova mentalidade e novo estilo de vida: o estilo de vida de Cristo! Continuamos no deserto, mas caminhando para a terra prometida. Enquanto caminhamos, o Senhor vai abrindo caminhos e dando as provisões necessárias para que não pereçamos no deserto nem pela fome, nem pelos inimigos, e tampouco pelas adversidades naturais (frio e calor). Desta forma o Senhor nos conduz para a terra que mana leite e mel.
Vivamos como povo de Deus!
Se Deus nos fez novas criaturas Suas em Cristo, entremos na terra prometida sem medo dos obstáculos que possam nos advir. Entremos na terra sem fazer comparações com o Egito (o mundo). Mesmo que tenhamos que lutar contra o inimigo invasor, a terra de Deus é sempre a melhor. A vitoria sempre estará do nosso lado porque estamos do lado vencedor. Agora, se somos vitoriosos devermos viver como vitoriosos e não como derrotados. Viver no passado, mesmo que tenha sido um passado de vitorias, é viver em derrota, pois as vitorias passadas não regressam e não resolvem os problemas de hoje. Tem muita gente que, espiritualmente, são estatuas de sal, porque vivem olhando para trás. Temos que tomar cuidado para não ficarmos paralisadas no tempo passado e não progredirmos para o futuro glorioso que nos espera.
Não permita que o passado te paralise. Você é livre para progredir para as coisas que estão mais a frente. São Paulo disse aos filipenses: "Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." (Fp 3:13,14). 
Pense no que estás pensando, se o lixo do passado escraviza sua mente, siga a orientação de Paulo aos filipenses: "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." (Fp 4:6-8). 
Sempre recordemos as palavras de Jesus: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (Jo 8:32). 
Por isso deixemos as coisas velhas para trás. Chute esse saco de lixo das recordações que lhe fazem mal e te escravizam: " Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus. Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus." ( 2 Co 5:17-21).

Nenhum comentário:

Postar um comentário