terça-feira, 19 de julho de 2011

NASCER "DA ÁGUA E DO ESPÍRITO"

Por Oséas Macedo de Paula
Ultimamente temos sido bombardeados por livros que estão sendo distribuídos gratuitamente de autoria do coreano Paul C. Jong onde agressivamente expõe que quem não nasceu da água, o batismo de Jesus, e do Espírito, Seu sangue, não é um verdadeiro cristão, ainda que creia que Cristo seja o Salvador. Como todo herege, Jong manipula os textos sagrados para afirmar sua doutrina, e faz uma exegese (interpretação) particular não considerando os contextos, rompendo todas as regras da hermenêutica (regras de interpretação de textos). Por outro lado considera hereges aos demais líderes religiosos que são contrários a seu modo de pensar. Analisemos, pois, sua doutrina herética à luz da Palavra de Deus.
A doutrina de Jong está baseada no texto do Evangelho de São João, capítulo 3, do versículo 1 ao 11 que diz:

1. Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus.
2. Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus; pois ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.
3. Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
4. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
5. Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
6. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
7. Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo.
8. O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
9. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode ser isto?
10. Respondeu-lhe Jesus: Tu és mestre em Israel, e não entendes estas coisas?
11. Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testemunhamos o que temos visto; e não aceitais o nosso testemunho!
12. Se vos falei de coisas terrestres, e não credes, como crereis, se vos falar das celestiais?
13. Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem.
14. E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;
15. para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna.

Jong interpreta o versículo 5 afirmando que nascer da água é nascer pelo batismo de Cristo. Segundo ele, Cristo tomou sobre si o pecado do homem no batismo e o pagou na cruz por Seu sangue. E quem não crer assim não é nascido de novo. Onde Jong tirou a idéia de que esta é a interpretação do nascer da água? Segundo as normas de interpretação, todo texto deve ser interpretado junto com seu contexto. Seguindo esta norma básica de interpretação vamos fazer a correta interpretação deste texto.
1. Primeira coisa a considerar é quem são os personagens do texto: Nicodemos, um doutor da Lei, e Jesus, o Mestre.
2. Quem começou a conversação? Nicodemos, reconhecendo que Cristo é de Deus por causa dos sinais que fazia.
3. Qual foi a resposta de Cristo? Que é necessário nascer "de novo" para ver o Reino de Deus.
4. Como Nicodemos interpretou isso? Que este nascimento seria o físico, por isso não compreendeu crendo impossível um homem voltar ao ventre de sua mãe e voltar a nascer.
5. Qual foi a resposta de Cristo? Que é necessário nascer "da água" e "do Espírito" para entrar no  Reino de Deus.
6. Em seguida Cristo complementa que o que é carne é carne e o que é Espírito é espírito. O que significa isso? Veremos mais adiante.
7. Cristo, em seguida o adverte para não se espantar por sua afirmação de que era necessário nascer de novo.
8. Aqui Cristo afirma que os nascidos do Espírito é como o vento que sopra aonde quer.
9-12. Nicodemos não entendeu nada do que Cristo disse e Cristo chamou sua atenção que era mestre em Israel e não entendia coisas tão simples declarando que se lhe disse coisas terrenais e ele não as creía, como ia crer nas celestiais?
13. Cristo declara sua procedência: o céu.
14-15. A serpente que foi levantada no deserto era figura de Cristo levantado no madeiro. Todo aquele que crer nele terá vida eterna.

Depois de analisar o texto, podemos perceber que o assunto entre Jesus e Nicodemos é o "Novo Nascimento". Mas Nicodemos não entendeu a afirmação de Cristo ao dizer-lhe que necessário é "nascer de novo" para ver o Reino de Deus. Cristo estava falando de um segundo nascimento. Outro nascimento. Um "novo nascimento". Nicodemos pensou que era nascer fisicamente outra vez. Então o assunto estava girando em torno de dois nascimentos: o físico e o espiritual. Cristo estava falando do nascimento espiritual, mas Nicodemos do físico. Por isso o conflito em sua mente. Nascer fisicamente duas vezes era impossível para Nicodemos. Então Cristo veio com a resposta do versículo 5 dizendo que era necessário nascer "da água" e "do Espírito". Ou seja, dois tipos de nascimentos distintos. Para o homem ver, ou entrar, no Reino de Deus, necessita passar por dois nascimentos. O primeiro: físico - nascer da água. O segundo: espiritual - nascer do Espírito. Então, por que Jesus disse nascer da água? Repare que o homem passa nove meses dentro de "água" (líquido amniótico) e quando nasce, sai deste ambiente aquoso. Nasce da água. Então o nascer da água é nascer fisicamente, que era o que Nicodemos entendia. Isto é, o homem necessita existir (nascer fisicamente) para poder nascer de novo. Não há novo nascimento se não houver um anterior. Então Jesus estava afirmando que era necessário nascer fisicamente (existir) e nascer espiritualmente (crer em Cristo e Sua obra) para poder ser partícipe do Reino de Deus. O primeiro nascimento não é garantia para o Reino de Deus. Tem que voltar a nascer (espiritualmente). O versículo 6 dá mais claridade a este texto quando Cristo afirma os dois tipos de nascimentos dizendo que o que nasce da "carne, é carne" e o que nasce do "Espírito, é espírito". Cristo deu a própria definição do que é água no versículo anterior. Ele não repetiu o que é "água, é água". Ele substituiu água pelo que Ele estava definindo por esta expressão: carne (físico). Em momento algum o batismo de Jesus está na mente de Cristo e de Nicodemos nesta conversação. Depois o Senhor disse que aquele que é nascido de novo (pelo Espírito) é como o vento que não sabe de onde vem tampouco para onde vai. Isto é, o que é nascido do Espírito crê e confia ainda que não entende tudo acerca das coisas espirituais.
Outro erro que alguns cometem é dar uma única interpretação de uma palavra em todos os contextos. Cada palavra tem seu sentido dentro do texto aonde ela está inserida. Por exemplo: "serpente" pode significar um animal (Gn 1:24); a prudência (Mt 10:16); Cristo na cruz (Jo 3:14); os demônios (Lc 10:19); o Diabo (Ap 20:2). Tudo depende do texto aonde está inserida a palavra. Então "água" pode significar o elemento químico em Gn 18:4; pode significar a Palavra de Deus, como elemento que purifica (Ef 5:26); e o nascimento físico em João 3:5,6.
Portanto concluímos que para o homem ver, ou entrar, no Reino de Deus é necessário existir fisicamente (primeiro nascimento) e crer em Cristo (novo nascimento). Por isso, Jong se equivoca em sua interpretação criando uma falsa doutrina levando aos incautos a desviar da sã Palavra de Deus.
No próximo estudo vamos interpretar o texto de 1 João 5 que Jong também usa para basear suas heresias. Que Deus te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário